Vinhos Gastronomia Portuguesa

Warning: include(): http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in /home/expolus/public_html/gastronomia/HTML/vinhos/publicidade.html on line 1

Warning: include(http://www.expo-lusa.net/ads/ad.php?gastro1): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/expolus/public_html/gastronomia/HTML/vinhos/publicidade.html on line 1

Warning: include(): Failed opening 'http://www.expo-lusa.net/ads/ad.php?gastro1' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/expolus/public_html/gastronomia/HTML/vinhos/publicidade.html on line 1

  Home Page

  Alentejo

Região produtora de elevada qualidade de vinhos.
A zona IPR de Portalegre produz muito bons vinhos, sendo os tintos de melhor qualidade. Encorpados, alcoólicos, são vinhos para se beber com certa cautela.
Envelhecidos, ganham um aveludado e um bouquet que os torna inconfundíveis.
Da Adega Cooperativa salienta-se o tinto Portalegre VQPRD, o Tapada do Chaves, e o Morgado do Reguengo.
A zona IPR de Borba produz bons vinhos brancos e tintos.
A Adega Cooperativa com o Borba e o Convento da Vila, a Sovibor com o VQPRD Borba e o seu tinto Adega do Passo, prestigiam a região. Salienta-se ainda a reserva Horta do Rocio e o Garrafeira da Quinta do Carmo, que exibem a boa qualidade dos vinhos alentejanos.
A zona IPR de Redondo mantém a tradição dos vinhos alentejanos.
A Adega Cooperativa tem bons tintos: o garrafeira Lavrador e o Porta da Ravessa.
A Roquevale marca a sua presença com o Vinho do Redondo VQPRD. Salienta-se ainda os vinhos obtidos na Adega da Cartuxa: o Cartuxa branco, o Cartuxa branco estagiado em madeira e o Cartuxa tinto.
Recentemente ressuscitado o Vinho de Pêra Manca, branco e tinto, excelente.
A zona IPR de Reguengos é uma região que se vem impondo devido à acção da Adega Cooperativa, com os seus brancos e tintos, especialmente as reservas de Reguengos e Terras d’El Rei. A Finagra, na Herdade do Esporão marca presença com o Esporão e o Monte Velho.
A zona IPR da Vidigueira, produz vinhos tintos e brancos, sendo os brancos de maior nomeada.
A Adega Cooperativa possui o Vila das Gamas e Navegante, brancos e tintos.

A área geográfica correspondente à Denominação de Origem "Alentejo" abrange o conjunto das áreas geográficas das sub-regiões: Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos, Vidigueira, Évora, Granja/Amareleja e Moura.

 
Voltar atrás