Queijos Gastronomia Portuguesa

Warning: include(): http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in /home/expolus/public_html/gastronomia/HTML/queijos/publicidade.html on line 1

Warning: include(http://www.expo-lusa.net/ads/ad.php?gastro1): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/expolus/public_html/gastronomia/HTML/queijos/publicidade.html on line 1

Warning: include(): Failed opening 'http://www.expo-lusa.net/ads/ad.php?gastro1' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/expolus/public_html/gastronomia/HTML/queijos/publicidade.html on line 1

  Home Page


Queijo Terrincho
D.O.P. - Denominação de Origem Protegida

A ovelha churra da terra quente, vulgarmente conhecida por "Terrincha" tem como solar a área da Terra Quente e do Vale do Douro Superior.

A "Terrincha" expandiu-se a partir do séc. XIX, e hoje constitui 98% do efectivo ovino da região.

A sua alimentação, em regime de pascigo permanente, é especialmente à base das pastagens naturais e de forragens, de folhagem de freixo, olmo, amendoeira, oliveira, vinha, e também das plantas arbustivas típicas da região como a giesta negral, urze, carqueja e a esteva.

É este quadro natural, com condições ecológicas particulares, associado a um maneio tradicional, que define e mantém a especialidade do leite produzido pela ovelha churra "Terrincha".
Dele se faz o "Queijo Terrincho", um queijo de cura natural controlada que resultou do esgotamento lento da coalhada, após coagulação do leite de ovelha crú extreme, com coalho de origem animal.

Apresenta-se sob a forma de cilíndro (prato), de crosta lisa e coloração amarelo - -palha, pasta ligeiramente untuosa, com alguns olhos, e por vezes deformável.

O seu sabor, é suave, limpo e muito característico.

A área geográfica de produção abrange os concelhos de Mogadouro, Alfândega da Fé, Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Mirandela, Vila Flor, Carrazeda de Ansiães, Vila Nova de Foz Côa, e algumas freguesias dos concelhos de Macedo de Cavaleiros, São João da Pesqueira, Valpaços, Meda e Figueira de Castelo Rodrigo.

| voltar à página dos queijos |