Queijos Gastronomia Portuguesa

Warning: include(): http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in /home/expolus/public_html/gastronomia/HTML/queijos/publicidade.html on line 1

Warning: include(http://www.expo-lusa.net/ads/ad.php?gastro1): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/expolus/public_html/gastronomia/HTML/queijos/publicidade.html on line 1

Warning: include(): Failed opening 'http://www.expo-lusa.net/ads/ad.php?gastro1' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/expolus/public_html/gastronomia/HTML/queijos/publicidade.html on line 1

  Home Page


Queijo Serpa
D.O.P. - Denominação de Origem Protegida

O Queijo Serpa é possivelmente o queijo tradicional de maior fama no Alentejo, sendo o seu singular aroma forte e sabor picante parte fundamental do património cultural das gentes do Baixo Alentejo.

A sua origem perde-se na arte dos tempos, tratando-se de um queijo de ovelha curado, de pasta semi-mole amanteigada, com poucos ou nenhuns olhos.

O Serpa é obtido pelo esgotamento lento da coalhada após a coagulação do leite crú de ovelha por acção de uma infusão de cardo.

Uma capa maleável fina e ligeiramente rugosa, de cor amarelo - palha, cobre uma pasta unida e cremosa da mesma cor, macia e deformável no corte, podendo mesmo entornar.

Os queijos são guardados, pelo menos, durante um mês nas "Rouparias" (Queijarias) em ambiente fresco e húmido até atingirem o ponto certo de maturação.

A área geográfica de produção abrange os concelhos de Mértola, Beja, Castro Verde, Almodôvar, Cuba, Ourique, Moura, Serpa, Vidigueira, Aljustrel, Ferreira do Alentejo e Alvito e algumas freguesias dos concelhos de Odemira, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal.


| voltar à página dos queijos |