Queijos Gastronomia Portuguesa

Warning: include(): http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in /home/expolus/public_html/gastronomia/HTML/queijos/publicidade.html on line 1

Warning: include(http://www.expo-lusa.net/ads/ad.php?gastro1): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/expolus/public_html/gastronomia/HTML/queijos/publicidade.html on line 1

Warning: include(): Failed opening 'http://www.expo-lusa.net/ads/ad.php?gastro1' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/expolus/public_html/gastronomia/HTML/queijos/publicidade.html on line 1

  Home Page


Queijos da Beira Baixa
D.O.P. - Denominação de Origem Protegida

-
Queijo de Castelo Branco
- Queijo Amarelo da Beira Baixa
- Queijo Picante da Beira Baixa


Queijo de Castelo Branco - D.O.P.

Também denominado cabreiro, é comum em todo o país, sendo porém mais afamado o da região de Castelo Branco, daí a sua individualização.
Tem um aroma característico, muito intenso, que os apreciadores conhecem por "chulé-de-deus" ; o seu sabor é acentuadamente picante.
É um queijo curado de fabrico artesanal de pasta semi-dura ou semi-mole, ligeiramente amarela e com alguns olhos, obtida após coagulação do leite cru de ovelha, por infusão do cardo "Cynara Cardunculus".
Apresenta crosta semi-dura inteira, lisa e de cor amarelo-palha uniforme.
O aroma e o paladar são caracteristicamente fortes.

Queijo Amarelo da Beira Baixa - D.O.P.

É um queijo curado, de pasta semifina ou semimole, ligeiramente amarelado, com alguns olhos irregulares e obtido por esgotamento lento da coalhada, após coagulação do leite cru de ovelha, estreme, por acção do coalho animal.

Queijo Picante da Beira Baixa - D.O.P.

É um queijo curado, de pasta dura ou semidura, branco sujo a acinzentado, sem olhos ou com pequenos olhos irregulares e obtido por esgotamento lento da coalhada, após coagulação do leite cru de ovelha ou de cabra, estreme ou em mistura, por acção do coalho animal ".

A área geográfica de produção dos Queijos Amarelo da Beira Baixa e Picante da Beira Baixa abrange os concelhos de Castelo Branco, Fundão,Belmonte, Penamacor, Idanha-a-Nova, Vila Velha de Rodão, Proença-a-Nova, Vila de Rei, Sertã e Oleiros e algumas freguesias do concelho da Covilhã.

| voltar à página dos queijos |